quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Animais Trangênicos ! WTF is it ?!

 Por Red Five: http://wormholetales.blogspot.com/












Bom amigos leitores venho lhes trazer a minha primeira postagem oficial com uma informação útil ou não sobre o que acontece no mundo por ai a fora, espero que gostem.


Vim responder algumas duvidas que você pode ter sobre esse assunto mas teve preguiça de ir no google procurar, mas antes vamos deixar algumas coisas claras: 

- Animais transgênicos NÃO são animais híbridos como aquele beija-lobo ou lobo-flor, como preferir , ali em cima.

2º  - Você não precisa ter conhecimentos técnicos em biologia ou biotecnologia para entender esse texto, apenas um cérebro e não ser um completo animal.

- Não isso não é um tutorial de como criar seu próprio gato que brilha no escuro ou algo do tipo.

4º - Eu já avisei para o Mr. Watson que na hora de digitar o nome desse blog na barra de endereços eu fico com o dedo cansado como vocês.

5º - Se você não se considera suficientemente inteligente para ler esse texto, ou simplesmente tem preguiça de ler a parte mais técnica, pule para : PARTE LEGAL!
 
Animais trangênicos na definição cientifica seria mais ou menos isso: "Animal transgênico é aquele com moléculas de DNA recombinante exógenas introduzidas em seu genoma por intervenção humana."
Exeto pelo "exógenas" acho que todo mundo sacou ! Para quem não entendeu vou tentar explicar de um forma mais simples ainda, Animais transgénicos são aqueles cujo genoma foi alterado para incluir genes de outros animais ou outras espécies. Agora você deve estar pensando, pra quê ?  Resposta, uma única palavra : Dinheiropracaceterapaz ! É, agora tudo faz sentido, você vai entender tudinho mais abaixo .
Como tudo começou ...
Em 1997, o primeiro bovino transgênico, a vaca Rosie (sempre um nome supimpa), produzia leite enriquecido com a proteína humana lactoalbumina. Esse leite transgênico é mais nutritivo para humanos que o leite natural, e poderia ser introduzido na alimentação de crianças com carência de nutrientes específicos.
Esse foi o inicio de uma nova tendência que trouxe muitos avanças na área de produção de medicamentos e desenvolvimento de novos tratamentos para doenças, e a tecnologia dos trangênnicos afeta nós relis mortais, que lêem esse blog ou não, de três maneiras : agricultura, medicina e indústria. Na agricultura, a transgenia permite a criação de animais de grande porte (obesos xD) com características comercialmente interessantes, cuja produção por técnicas clássicas de cruzamentos e seleção são extremamente demoradas. Assim, existem vacas transgênicas que produzem mais leite, ou leite com menos lactose ou colesterol, porcos e gado transgênicos com mais carne e ovelhas transgênicas que produzem mais lã. Além disso, há um grande esforço no sentido de se produzir animais resistentes a doenças, como a gripe suína ou a febre aftosa em bovinos. Porém, isso dependerá da identificação de genes responsáveis pela resistência a essas doenças.

Agora a PARTE LEGAL!

A transgenia também produz coisas mais legais ou atraentes para curiosos em geral ou simplesmente desinteressados por enzimas, proteínas ou genética molecular aplicada (é eu sei, como alguém pode não gostar disso ?! ).



Animais RESTART !


Agora se você tem medo do escuro ou medo de perder seu animalzinho de estimação caso acabe a luz seus problemas acabaram!

Conheçam Ruppy  o cãozinho que brilha no escuro !  


Na verdade o cão não brilha simplesmente no escuro como anunciado na mídia em geral. Para que o brilho seja notado é necessário incidir sobre ele um foco de luz ultravioleta, ai sim, ele reluz um vermelho florescente. Ruppy foi criado pela equipa de Lee Byeong-Chun da Universidade de Seul e foi apresentado como o primeiro cão transgênico e clonado do mundo.
Bom caso você tenha uma foco de luz ultravioleta em casa esse cão é pra você ! Nós vamos sortear 3 desses no final do ano ! Fiquem atentos !

Porco Punk !  

 

Em Outubro de 2008, o Instituto Natureza Audubon em Nova Orleães concluído um experimento semelhante em um gato chamado Mr. Green, que brilhava num verde Florescente.
Desta vez Lee Byeong-Chun utilizou um gene florescente vermelho, produzido pelas anêmonas. Ou seja o Porco-anêmona

Cabra-Aranha!

Você consegue apontar qualquer semelhança entre uma cabra e uma aranha? Bem, pelo menos nos laboratórios de uma empresa de biotecnologia canadense as duas espécies têm, sim, algo em comum: a produção de teia. Isso mesmo, a mesmíssima teia, com graus de qualidade e resistência semelhantes. Parece sacanagem, mas cientistas britânicos conseguiram isolar o gene da aranha responsável pela síntese da proteína usada na fabricação dos fios das teias e implantá-lo no DNA da cabra.

O resultado foi a criação de um animal que terá a função de fabricar teias de aranha em larga escala, por mais exótico que isso possa parecer. Com a alteração genética, a empresa de biotecnologia Nexia pretende que as cabras produzam um leite rico em proteínas de aranha que possam ser processadas e transformadas em fibras semelhantes às produzidas pelos aracnídeos, material reconhecido como extremamente forte e flexível. Que, acredite ou não nerds, será usada para criar blindagem para tanques de guerra e trajes militares!
Entenda essa bagunça:

Espero ter esclarecido um pouco as suas duvidas sobre transgênicos ou bagunçado mais ainda a sua cabeça qualquer um dos dois já serve para mim. xD
Bom como diria o Gaguinho do Looney Tunes :  “ Isso-sso i-i-i-sso é tú-tu-tu tudo pessoal ! “



2 comentários:

  1. Muito Bom o post parabéns por bagunça minha cabeça toda sobre a cabra que atira teia come teia sei lah mais vlw

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkk
    Produz teia no leite ! Mas valeu a tentativa !
    Até !
    o>

    ResponderExcluir